Estou vendo com muita preocupação a recomendação de que as pessoas não ingiram frutas! O problema é que muita gente pegou uma informação e a está aplicando de maneira equivocada e perigosa. A informação é que frutose isolada (açúcar da fruta), muito usada na indústria alimentícia por ser mais doce e mais barata que a sacarose, possui alta capacidade de formar agentes avançados de glicação e ativar vias inflamatórias e lipogênicas. Aí um grupo de "inocentes" pegou essas informações e começou a demonizar as frutas!
Só que as frutas não possuem apenas frutose. As frutas possuem pequenas quantidades de frutose e que vem acompanhadas de substâncias importantes para a saúde, como vitaminas e fibras. Desse modo, ela acaba sendo absorvida de maneira mais lenta e juntamente com outras substâncias benéficas. O que os estudos indicam é que a frutose presente nos alimentos artificiais pode até ser problemática (Kelishadi et al., 2014), mas a ingestão de frutas é benéfica, conforme sugerido por Memon & Kumar em artigo de 2013! Aliás, a baixa ingestão de frutas, legumes e vegetais está entre as 10 principais causas de morte no Mundo! Recentemente, um estudo publicado pelo grupo de Threapleton no British Medical Journal mostra que a ingestão de duas a quatro porções de frutas por dia (5-8g de fibras) promove reduções expressivas no risco de doenças cardiovasculares (Threapleton et al., 2013), e o mesmo se aplica a vegetais e legumes.
Agora, sabe o que é legal? Sabe onde encontramos a frutose isolada? Barras de proteínas, barras de cereais, iogurtes, granola... ou seja, o pessoal tenta cortar a frutose, mas corta logo a forma boa e permanece justamente com a que traz problemas à saúde!!Vai entender!
(Paulo Gentil)
Postado por WM Internet
as 09:58
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog