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Diet Zero - dietzero@dietzero.com.br
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Dieta pode inverter relógio biológico

Conforme você vive, as suas células se multiplicam: o organismo vai criando novas para substituir as que morrem. Esse processo não é infinito. Ele desgasta os telômeros, estruturas que ficam na ponta dos cromossomos, até que a multiplicação celular para de funcionar direito, e aí você envelhece e morre. Mas um novo estudo indica que é possível inverter isso e fazer os telômeros voltarem a crescer. Ou seja, ficar biologicamente - e literalmente - mais jovem.

Uma equipe do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva, na Califórnia, acompanhou dez idosos. *Eles foram submetidos a uma dieta controlada, com apenas 10% de gordura e rica em alimentos saudáveis (verduras, legumes e grãos integrais). Também tinham de fazer exercícios diários. Cinco anos depois, seus telômeros haviam crescido 10% - quando o normal seria encolherem 3%.

É o primeiro caso registrado de crescimento dos telômeros (até então, acreditava-se que eles só pudessem diminuir). Os telômeros funcionam como uma proteção para os cromossomos, evitando que eles se despedacem durante a multiplicação do DNA. Há vários estudos demonstrando a relação entre o encurtamento dos telômeros e o envelhecimento do organismo. Os pesquisadores estão animados, embora ainda não comemorem. "Precisamos fazer mais testes para confirmar a descoberta", afirma o médico Dean Ornish, líder do estudo. Mas, mesmo enquanto isso não acontece, vale a pena manter hábitos saudáveis. Não custa nada.

*Fonte: Effect of comprehensive lifestyle changes on telomerase activity and telomere length, Dean Ornish e outros, Universidade da Califórnia, São Francisco

Postado por WM Internet as 21:04 e tem 0 comentarios

quarta-feira, 16 de abril de 2014
ALERTA - O perigo das frutas

Estou vendo com muita preocupação a recomendação de que as pessoas não ingiram frutas! O problema é que muita gente pegou uma informação e a está aplicando de maneira equivocada e perigosa. A informação é que frutose isolada (açúcar da fruta), muito usada na indústria alimentícia por ser mais doce e mais barata que a sacarose, possui alta capacidade de formar agentes avançados de glicação e ativar vias inflamatórias e lipogênicas. Aí um grupo de "inocentes" pegou essas informações e começou a demonizar as frutas!

Só que as frutas não possuem apenas frutose. As frutas possuem pequenas quantidades de frutose e que vem acompanhadas de substâncias importantes para a saúde, como vitaminas e fibras. Desse modo, ela acaba sendo absorvida de maneira mais lenta e juntamente com outras substâncias benéficas. O que os estudos indicam é que a frutose presente nos alimentos artificiais pode até ser problemática (Kelishadi et al., 2014), mas a ingestão de frutas é benéfica, conforme sugerido por Memon & Kumar em artigo de 2013! Aliás, a baixa ingestão de frutas, legumes e vegetais está entre as 10 principais causas de morte no Mundo! Recentemente, um estudo publicado pelo grupo de Threapleton no British Medical Journal mostra que a ingestão de duas a quatro porções de frutas por dia (5-8g de fibras) promove reduções expressivas no risco de doenças cardiovasculares (Threapleton et al., 2013), e o mesmo se aplica a vegetais e legumes.

Agora, sabe o que é legal? Sabe onde encontramos a frutose isolada? Barras de proteínas, barras de cereais, iogurtes, granola... ou seja, o pessoal tenta cortar a frutose, mas corta logo a forma boa e permanece justamente com a que traz problemas à saúde!!Vai entender!

(Paulo Gentil)



Postado por WM Internet as 09:58 e tem 0 comentarios

terça-feira, 15 de abril de 2014
Chia e gojiberry são eleitos os melhores alimentos de 2013

Chia e gojiberry são eleitos os melhores alimentos de 2013. Compare os benefícios


GOJIBERRY - Consumida pelos orientais há milhares de anos, a gojiberry ainda é novidade no Brasil, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio nacional. Utilizada há milhares de anos na medicina chinesa, esta fruta vermelha tem benefícios comprovados cientificamente, em estudos recentes. 

Segundo a nutricionista da USP (Universidade de São Paulo), Letícia Campos, além de ser fontes de fibras, a gojiberry é rica em antioxidantes, ajuda a reduzir a perda de massa magra, ajuda a emagrecer e a queimar gordura da barriga. 

— Os benefícios de maior interesse recentemente têm sido com relação a perda de peso e antienvelhecimento (pela grande quantidade de antioxidantes e aminoácidos essenciais)

CHIA - Popular entre os incas, maias, astecas e outros povos pré-colombianos no passado, a semente de chia chegou ao Brasil e caiu no gosto de quem quis perder peso em 2012. Já conhecida há muito tempo pelos mexicanos, a chia não é nada mais do que um alimento funcional que contém em suas sementes uma concentração grande de fibras solúveis e insolúveis, que são ótimas aliadas para quem quer eliminar os quilinhos extras

Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, da clínica Emagrecentro, de São Paulo, a vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade. 

— Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes



Postado por WM Internet as 16:21 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 7 de abril de 2014
Chá verde pode ser novo estimulante para o cérebro

Extrato da infusão é cotado como tratamento promissor para deficiências psiquiátricas

O chá verde é conhecido por ter muitos efeitos benéficos sobre a saúde. Agora, pesquisadores da Universidade de Basel estão relatando as primeiras evidências de que o seu extrato aumenta as funções cognitivas, em particular a memória. Os resultados sugerem implicações clínicas promissoras para o tratamento de deficiências nos transtornos psiquiátricos como a demência.

Os principais ingredientes do chá verde já haviam sido minuciosamente estudados em pesquisas sobre o câncer. Recentemente, os cientistas também foram investigando o impacto positivo da bebida sobre o cérebro humano. Diferentes relatórios foram capazes de relacionar o chá verde a efeitos benéficos sobre o desempenho cognitivo. No entanto, os mecanismos neurais que atuam por trás deste efeito ainda permanece desconhecido.

Nesta investigação, o professor Christoph Beglinger do Hospital Universitário de Basel descobriu que o extrato do chá verde aumenta a conectividade eficaz do cérebro, ou seja, a influência que uma área do cérebro exerce sobre outra. Esse efeito também levou a uma melhoria no desempenho cognitivo real.

Leia mas aqui


Postado por WM Internet as 17:27 e tem 0 comentarios

quarta-feira, 2 de abril de 2014
Pesquisa aponta que comer frutas e vegetais reduz risco de morte

Comer sete ou mais porções de frutas e vegetais por dia reduz o risco de morte em até 42% se comparado à ingestão de menos de uma porção diária, relata um novo estudo da University College of London.

Pesquisadores usaram dados do Health Survey da Inglaterra para analisar os hábitos alimentares de 65.226 pessoas, entre 2001 e 2013. Foi descoberto que quanto mais frutas e vegetais os participantes comiam, menos propensos a morrer eles estavam em qualquer idade. Ingerir sete ou mais porções reduz os riscos específicos de morte por câncer e doenças cardíacas em 25% e 31%, respectivamente.

Em comparação a ingestão de menos do que uma porção de frutas e legumes, o risco de morte por qualquer causa é reduzido em 14% por comer uma a três porções diárias, 29% de três a cinco porções, 36% por cinco a sete porções e 42% para sete ou mais.

O estudo, publicado no Journal of Epidemiology & Community Health, descobriu que legumes frescos demonstraram o efeito protetor mais forte, com cada porção diária reduzindo o risco geral de morte em 16%. A salada contribuiu para uma redução de 13% do risco por porção, e cada porção de frutas frescas foi associado com uma redução menor, mas ainda significativa, de 4%.

— Sabemos que a ingestão de frutas e legumes é saudável, mas o tamanho do efeito é impressionante. Quanto mais frutas e vegetais você come, menos propenso você estará a morrer em qualquer idade — diz o pesquisador Oyinlola Oyebode.

Os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de benefício significativo a partir do suco de frutas. Frutas em conserva ou congeladas tendem a aumentar o risco de morte em 17% por porção.

— A maioria das frutas enlatadas contem níveis elevados de açúcar, e as variedades mais baratas são embaladas em calda e xaropes em vez de suco de fruta. Os impactos negativos do açúcar sobre a saúde podem compensar quaisquer benefícios— explica o autor.



Postado por WM Internet as 08:57 e tem 0 comentarios

terça-feira, 1 de abril de 2014
Frutas, verduras e legumes de Abril

Comprar na safra é a melhor forma de conseguir produtos mais baratos, frescos e nutritivos

Frutas – abacate, ameixa, banana-maçã, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pera, tangerina e uva.

Verduras – alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola e repolho.

Legumes – abóbora, abrobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, nabo, pepino e tomate.




Postado por WM Internet as 21:37 e tem 0 comentarios

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