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Diet Zero - dietzero@dietzero.com.br
quinta-feira, 27 de março de 2014
O que é esse tal de arroz parboilizado?

O estranhamento começa no nome: parboilizado. O adjetivo vem do inglês parboiled, que junta partial e boiled para expressar a ideia de parcialmente fervido. 

Na verdade, até tentaram emplacar no Brasil o nome mais saboroso de "pré-cozido", vetado pelo Ministério da Agricultura. Acontece que cozinhar é uma coisa, parboilizar é outra. Mais especificamente, é imergir o arroz em água aquecida a uns 50°C. Esse processo faz com ele mantenha os nutrientes do arroz integral (vitamina B, magnésio, fósforo e potássio) e, de brinde, ainda cozinhe um pouco mais rápido que o tradicional arroz branco. 

Um arroz que é mais fácil de preparar, mais nutritivo e tem quase o mesmo gosto do branco. E mais caro, claro, uns 20% no saco de 5 quilos. Mas há quem defenda uma economia final, como a pesquisadora de marketing nutricional da USP, Bianca Bitencourt. "O pré-cozimento diminui o índice de grãos quebrados, compensando, de certa forma, o maior custo industrial."

Dados nutricionais, a cada 100 g

BRANCO
Fibras: 0,2 g
Proteínas: 7 g
Calorias: 120

PARBOILIZADO
Fibras: 0,5 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 112

INTEGRAL
Fibras: 1 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 107

Fonte Super Interessante

Postado por WM Internet as 09:01 e tem 0 comentarios

terça-feira, 25 de março de 2014
Um canal do YouTube que fala a verdade sobre nossa comida

A jornalista Francine Lima é dona de um canal no YouTube que disponibiliza vídeos que ensinam sobre os alimentos industrializados, seus segredos e mentiras – tudo que nao nos é dito. O canal Do Campo à Mesa fala sobre o verdadeiro valor nutricional dos alimentos e mais outros detalhes – sem acobertar a realidade. Assista ao vídeo abaixo e, para mais informações sobre o o que você come, visite a página Do Campo à Mesa neste link.



Postado por WM Internet as 14:36 e tem 0 comentarios

terça-feira, 18 de março de 2014
Fibra alimentar - A importância do consumo regular de cereais

Fibra é a parte de frutas, legumes e grãos não digeridos pelo seu corpo. Uma dieta de baixa fibra limita estes alimentos e, ao fazê-lo, limita a quantidade de materiais não digeridos que passam em seu intestino e diminui o volume fecal. Uma dieta pobre em fibras pode ser recomendada para um número de condições ou situações.

Uma dieta pobre em fibras é às vezes chamada de uma dieta restrita em fibra ou baixa formação de resíduos. Resíduo significa simplesmente qualquer alimento, incluindo a fibra, que não é digerida e permanece no intestino.

Seu médico pode prescrever uma dieta pobre em fibras, se há estreitamento do intestino devido a um tumor ou doença inflamatória; após a cirurgia do intestino, ou quando o tratamento, como a radiação, danifica ou irrita o trato gastrointestinal.

Quando seu sistema digestivo retorna ao normal, você pode lentamente adicionar mais fibra à sua dieta.

Os alimentos com alto teor de fibras podem também reduzir o risco de outras doenças. Existem algumas evidências de que os alimentos com alto teor de fibra, de uma forma geral, e em particular os que contêm fibras solúveis (aveia, feijão e inhame, por exemplo), protegem contra a hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) e também são benéficos para pessoas com diabetes.



Postado por WM Internet as 09:46 e tem 0 comentarios

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