O mel possui uma quantidade de carboidratos facilmente digerível e saborosa em relação aos demais tipos de açúcares comercializados, sendo muito indicado as crianças por melhorar o sangue e por aumentar o ganho de peso, não modificando os seus processos fisiológicos. Em adultos e pessoas idosas, é considerado um alimento que facilita o desempenho e a resistência física, diminuindo a fadiga, especialmente a decorrente do esforço repetido; promove também uma eficiência mental mais elevada.
Os efeitos do mel para pacientes com problemas cardiovasculares mostraram uma diminuição do colesterol, LDL-C e o TG, bem como da proteína reativa-C quando comparados à ingestão de um xarope de açúcar (frutose e glicose na mesma proporção de mel). Além de mostrar que os níveis aumentados de óxido nítrico no mel puderam ter uma função protetora em doenças cardiovasculares.
O mel é muito empregado como um remédio para inflamações na boca, garganta ou irritações e infecções bronquiais, devido aos seus efeitos antibacterianos. Alguns estudos propuseram que o mel, dependendo da sua origem floral, pode atuar como antimicrobiano muito potente, que tem atividade na inibição do crescimento das bactérias, que causam a cárie, tendo um efeito positivo sobre a gengivite e também uma menor erosão do esmalte dos dentes.
Em testes experimentais com ratos, foi observado que a ingestão do mel reduziu inflamações nos intestinos dos ratos. A administração do mel é tão eficaz quanto o tratamento do prednisolona em um modelo inflamatório de colites. O mecanismo postulado da ação é o impedimento da formação dos radicais livres liberados dos tecidos inflamados. A redução da inflamação pode estar relacionada ao efeito antibacteriano do mel ou ao efeito anti-inflamatório direto.
Mel é calórico? Sim, o mel possui 320 kcal/100 g ou 64 kcal em uma porção (1 colher de sopa).
Postado por WM Internet
as 09:32
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog