A culinarista funcional Lidiane Barbosa ensina a preparar a Biomassa de Banana Verde:
1 - Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que o corte seja bem rente. Mas atenção: nenhuma parte interna deve ficar exposta, para que não sofra contaminação no momento do cozimento
2 - Lave uma a uma com água e sabão. Não esqueça de enxaguar bem
3 - Coloque água até a metade de uma panela de pressão e deixe ferver
4 - Quando estiver fervendo, coloque as bananas. É muito importante a água estar fervendo, pois esse choque térmico faz parte do processo
5 - Antes de tampar a panela, certifique- se de que a água seja suficiente para deixar as bananas “cobertas”. Quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte oito minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo e não abra a panela.
6 - Quando não houver mais vapor, destampe a panela e descasque as bananas. Tenha cuidado, elas estarão quentes. A temperatura alta é importante para facilitar o processo.
7 - Bata as bananas no liquidificador. Se necessário, acrescente um pouco de água para formar uma pasta. É isso. Sua biomassa está pronta.
Dicas importantes
- A biomassa pode ser guardada por até seis meses no congelador. Congele em pequenas porções e vá descongelando conforme a sua necessidade.
- Na geladeira, o ideal é consumir em até três dias. Qualquer tipo de banana pode ser utilizada para fabricar a biomassa. Desde que esteja verde, é claro.
- As bananas verdes encontradas em supermercados costumam sofrer um processo de aclimatização em uma estufa, para que amadureçam mais rápido e estejam prontas para o consumo. Por isso, é melhor utilizar a banana verde retirada do cacho e que foi direto para sua cozinha. Sendo assim, o melhor lugar para comprar a banana é na feira, de preferência de produtos orgânicos. As feiras ecológicas de Porto Alegre são bons locais para adquiri- las.
Fonte Zero Hora
Postado por WM Internet
as 08:00
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog