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segunda-feira, 29 de julho de 2013
Quer emagrecer? Vá dormir!


O hormônio leptina está intrinsecamente relacionado à regularização do apetite, metabolismo e queima de calorias. Leptina é a substância química que informa ao cérebro quando se está satisfeito, quando se deve começar a queimar calorias e, conseqüentemente, quando se deve produzir energia para o corpo usar. 

Durante o sono, os níveis de leptina aumentam, informando seu cérebro que você tem energia suficiente para o momento e que não há necessidade de sentir fome ou queimar calorias. Quando você não dorme o suficiente, acaba ficando com pouca leptina no corpo, o que faz seu cérebro pensar que não tem energia suficiente para suas necessidades. Dessa forma, o cérebro avisa que você está com fome (mesmo que você pense que não precisa comer naquele momento) e armazena as calorias que você ingere para que tenha energia suficiente na próxima vez que precisar. A diminuição de leptina causada pela falta de sono pode resultar em sensação constante de fome e uma desaceleração geral de seu metabolismo.

O outro hormônio relacionado ao sono e ao peso é a grelina. O objetivo da grelina é, basicamente, o oposto exato da leptina: ela informa a seu cérebro quando você precisa comer, quando deve queimar calorias e quando deve armazenar energia na forma de gordura. Durante o sono, os níveis de grelina diminuem, porque o corpo adormecido requer bem menos energia do que o corpo desperto. Pessoas que não dormem o suficiente acabam tendo muita grelina no corpo. O corpo pensa que está com fome e precisando de mais calorias. Assim pára a queima de calorias por acreditar que há carência de alimentos.

Quando não se descansa o suficiente por meio do sono, o corpo fica com baixa leptina e muita grelina.


Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono - leia sobre a  diminuição do hormônio do crescimento.

Postado por WM Internet as 08:37 e tem 0 comentarios
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