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quarta-feira, 26 de junho de 2013
Em que os ovos caipiras são diferentes dos outros?


Eles são cerca de 30% menores, têm a casca mais grossa e a cor da gema mais escura – de um alaranjado forte, em comparação com o amarelo claro dos ovos de granja. “São apenas diferenças superficiais: em termos nutricionais ambos são idênticos”, afirma o melhorista genético Vicente José Maria Savino.

Essas características indicam simplesmente que a galinha não foi estimulada a botar mais ovos do que o normal e que houve mais tempo para a formação deles – ao contrário das aves de granja, que, confinadas em ambientes iluminados 24 horas por dia, são artificialmente induzidas a produzir mais ovos. A verdadeira diferença está, portanto, na galinha. A caipira é criada solta – por isso, fica menos gorda e tem acesso a uma alimentação mais variada (de besouros, larvas e minhocas a frutas, verduras, capim e grãos de milho), enquanto a de granja só come ração.

Tudo isso faz com que as galinhas caipiras ponham cerca de 80 ovos por ano e seus frangos atinjam o ponto de corte aos 60 dias de vida, enquanto as de granja põem em torno de 300 ovos por ano e seus frangos estão prontos para serem abatidos com apenas 45 dias.

Fonte Superinteressante

Postado por WM Internet as 11:39 e tem 0 comentarios

sábado, 22 de junho de 2013
Escolhas inteligentes


Os alimentos que estimulam uma grande produção de insulina pelo pâncreas são os maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal, levando ao desenvolvimento da resistência à insulina. Essa resistência à insulina pode levar ao diabetes. A insulina é um hormônio fundamental para colocar a glicose dentro da célula para produzir energia, entretanto quando produzido em excesso vai causar um desequilíbrio no organismo: vai fazer lipogênese (produção de gordura) na região abdominal e também vai aumentar o hormônio do apetite (grelina) além de diminui o hormônio da saciedade (leptina), aumentando assim a compulsão alimentar.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:

- Carboidrato de alto índice glicêmico (farinha branca refinada e seus derivados, açúcar, e doces em geral), porque necessitam de muita insulina;
- Carboidrato de alto e baixo índice glicêmico em quantidade exagerada numa mesma refeição, pois produz excesso de insulina;
- Gordura trans (biscoito recheado, pipoca de microondas, bolo industrializado, etc.);
- Gordura saturada em excesso (carnes gordas, pele de frango, salame, linguiça, manteiga, bacon, etc.).

ALIMENTOS QUE NÃO AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:

- Carboidrato de baixo índice glicêmico em quantidade moderada (pão integral, hortaliças, frutas, cereais integrais, grãos, etc.), pois produz nível adequado de insulina;
- Gordura monoinsaturada em quantidade moderada (azeite de oliva extra-virgem, amêndoa, castanhas, nozes, etc.);
- Gordura poli-insaturada em quantidade moderada (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, etc.);
- Antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, betacaroteno, licopeno, antocianina, flavonoides, etc.). A gordura abdominal produz citocinas (substâncias inflamatórias) que oxidam as células e os antioxidantes vão protegê-las.

FONTES DE ANTIOXIDANTES:

- Vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, morango, vegetal verde escuro, etc.);
- Vitamina E (azeite de oliva, óleo vegetal, oleaginosas, abacate, etc.);
- Selênio (castanha do Pará, uma grande fonte);
- Zinco (nozes, frango, feijão, etc.);
- Betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora, vegetal verde escuro, etc.);
- Licopeno (tomate, melancia, goiaba, etc.);
- Antocianina (açaí, berinjela, cebola roxa, repolho roxo, etc.);
- Flavonoides (uva, cebola, chá verde, cacau, etc.).

Fonte NUTRIÇÃO EM AÇÃO

Postado por WM Internet as 15:46 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 17 de junho de 2013
10 chás amigos da dieta e da saúde


1 - HIBISCO
Diminui a retenção hídrica e a gordura, é antioxidante e, por isso, previne o envelhecimento precoce.

2 - CAVALINHA
Acelera o metabolismo e é desintoxicante.

3 - DENTE DE LEÃO
É diurético. Por isso, diminui a retenção de líquidos e melhora o funcionamento do intestino ajudando a diminuir a prisão de ventre.

4 - CHÁ VERDE
É termogênico e digestivo. Por ser rico em cafeína, não dever ser ingerido em excesso, no máximo, três xícaras por dia.

5 - CANELA
Acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias.

6 - GENGIBRE
Aumenta a imunidade, dá mais disposição, é antibacteriano e fungicida.

7 - OLIVEIRA
Ajuda a eliminar as gorduras da região abdominal.

8 - CENTELHA ASIÁTICA
Fortalece os vasos sanguíneos e melhora a circulação da pele, auxiliando no combate da celulite.

9 - ERVA-DOCE
Controla a ansiedade ajudando a não descontar as emoções comendo demais.

10 - CARQUEJA
Auxilia na eliminação das toxinas e é indicado para as pessoas que estão com o colesterol elevado.

FOLHAS OU SACHÊ
Os chás preparados com as folhas têm maior concentração dos princípios ativos da erva se comparados aos preparados com sachês, pois o chá de saquinho geralmente é produzido com várias partes da planta e possuem conservantes e outras substâncias.

QUANDO INGERIR
No café da manhã e nos lanches da manhã e tarde. Pode ser tomado uma hora antes ou duas horas depois das refeições principais pois eles têm substâncias que diminuem a absorção de ferro no organismo. Se você tiver insônia, tome o chá no máximo até as 17 horas. Se tomado entre as refeições, ele reduz o apetite.

QUANTIDADE RECOMENDADA
De cinco a seis xícaras por dia.
Dose recomendada: 1 colher de sopa rasa para um litro de água

CONTRA-INDICAÇÃO
Pessoas com gastrite ou hipertensas e mulheres grávidas. Se tiver tomando algum medicamento é necessário verificar se há contra indicações.

Fonte Blog Barra de Cereal

Postado por WM Internet as 10:45 e tem 1 comentarios

quarta-feira, 12 de junho de 2013
Quer eliminar peso? Coma no prato vermelho!



É o que garantem pesquisadores alemães e suíços. Em um estudo publicado no Journal of Consumer Research, eles mostraram que pessoas que utilizam pratos ou copos vermelhos tendem a reduzir o consumo de alimentos ou líquidos em até 40%. A explicação é que o cérebro traduz essa cor como um sinal de alerta, uma ordem para parar.

Fonte UOL

Postado por WM Internet as 21:07 e tem 0 comentarios

terça-feira, 11 de junho de 2013
Tendência para engordar?


Não é de hoje que se ouve falar em tendência para engordar, e ela realmente castiga muita gente. Porém, cuidado para não usar isso como desculpa para continuar a comer sem controle. 
A hereditariedade pode ser responsável por facilitar o ganho de peso, mas todo mundo consegue emagrecer, se quiser. Basta conhecer seu corpo e as limitações na alimentação.
Uma pessoa pode ter predisposição para engordar, mas ela não tem tendência a comer chocolate. Quem sente mais fome, pode saciar isso com alimentação saudável.


Postado por WM Internet as 12:09 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 7 de junho de 2013
Brigadeiro de banana diet

Confesso que fiquei surpresa com esta receita da Nutricionista Juliana Pansardi .Um brigadeiro diet e saudável? É tudo que se quer, não é mesmo?



Amassar a banana com um garfo e colocar em uma panela em fogo e ir mexendo até escurecer. Adicionar o cacau e a canela e continuar mexendo até desprender do fundo da panela. Retirar do fogo, acrescentar a castanha e esperar esfriar.

Postado por WM Internet as 12:13 e tem 0 comentarios

terça-feira, 4 de junho de 2013
Cinco alimentos que ajudam a prevenir a gripe



    Alho
    O alho é um vegetal muito bem conceituado para a maioria das pessoas no mundo. Acredite ou não, tem sido utilizada desde 5000 AC como um ingrediente em pratos e como um remédio para doenças. Alho definitivamente traz sabor incrível aos pratos e, além disso, contém um bom efeito no sistema imunológico de seu corpo. Ela está cheia de fitonutrientes que são reconhecidos por suas propriedades antivirais e antibióticos. Propriedades medicinais do alho é o mais forte quando consumido cru, de modo a tentar usá-lo em molhos para salada. Mesmo assim, o alho ainda oferece benefícios para a saúde quando cozido, e você deve adicioná-la a guisados, sopas e misture batatas fritas. Em vez de adicionar a manteiga, cubra com o seu pão duro bem preparado de alho torrado.

    Cebolas
    Da mesma forma, a cebola tem um longo passado histórico, com seu caminho de cultivo de volta a 3200 aC. Obviamente, as cebolas são um dos temperos mais comum usado em cozinhas atualmente. Os flavonóides encontrados na cebola trabalhar lado a lado com a vitamina C para matar as bactérias ruins. É difícil obter um prato saboroso que não contém cebolas. Você pode preparar uma panela suave e deliciosa sopa de cebola vermelha ou simplesmente adicione as cebolas em lentos legumes assados.

    Espinafre
    Uma xícara de espinafre cozido fornece-lhe com mais de 370% da RDA de vitamina A, 30% de vitamina C, 20% de vitamina E, e 15% das necessidades de zinco. Se você precisa de ter mais um motivo para incluir o espinafre em seu menu diário, tente incluindo espinafre congelado a sua sopa preferida, arroz, molho de tomate, ou sirva com espetos de frango grelhados. Se preferir que a luz, combiná-lo com suas saladas ou enchê-lo nos sanduíches. Você certamente será greening o rápido refeição!

    Frutas cítricas
    As frutas cítricas são abundantes, com vitamina C, que estimula o sistema imunológico do corpo. Apesar de vitamina C por si só é insuficiente para evitar gripes e resfriados, os minerais e vitaminas extras em frutas cítricas são capazes de aumentar a imunidade. Estes nutrientes incluem potássio, magnésio e vitamina B6, juntamente com outros flavonóides antioxidantes, como descrito por Dharma Singh Khalsa, em seu livro intitulado "Alimentação como Medicina." Os membros da família de frutas cítricas inclui laranjas, limas, limões e toranjas.

    Chá Verde
    Pesquisas indicam que beber chá verde é capaz de melhorar os mecanismos de defesa, já que contém uma quantidade elevada de polifenóis, com uma abundância de antioxidantes. O chá verde é menos processado em comparação ao chá preto. Beber uma xícara de chá quente pode fazer você relaxar, o que é definitivamente uma vantagem para a sua saúde.

Postado por WM Internet as 23:44 e tem 0 comentarios

sábado, 1 de junho de 2013
Frutas, legumes e verduras de Junho

Vamos aproveitar as frutas, legumes e verduras de Junho?
São mais saborosas, tem menos agrotóxicos e portanto mais saudáveis:

Frutas - Carambola, kiwi, Laranja ...
Legumes - Abóbora, batata-doce, cenoura...
Verduras - Agrião, alho-poró, brócolis...

Postado por WM Internet as 12:15 e tem 0 comentarios

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