Alguns especialistas relatam que o consumo de um limão espremido em água gelada pode auxiliar na aceleração do metabolismo e na consequente perda de peso. Mas será que essa técnica funciona mesmo?
A nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que isso acontece porque o sucesso de uma dieta bem planejada não depende apenas de quantas calorias são consumidas, mas que o metabolismo também tem papel fundamental de transformar a gordura em massa magra. “O organismo precisa se esforçar para manter o corpo na temperatura adequada até que a água gelada seja absorvida. No caso da água com limão, ela funciona como um alimento termogênico, que aumenta o gasto de energia para ser absorvida. E o limão, assim como outras frutas cítricas, embora seja ácido, é um alimento com poder de auxiliar na manutenção da alcalinidade do pH sanguíneo e eliminação de toxinas, ação que também melhora o metabolismo dos nutrientes e reduz o acúmulo de líquidos”, afirma.
Outro beneficio do limão, também encontrado em frutas como a laranja e tangerina, é a presença de uma substância conhecida como d-limonemo, presente na casca, que, se consumida, auxilia no controle da ansiedade e pode se tornar um auxiliar no processo de emagrecimento, quando a ansiedade atrapalha.
Para quem prefere acrescentar adoçante, transformando a bebida em uma limonada, a nutricionista explica que não é prejudicial à dieta. “Com a água gelada e o sumo de uma fruta com poder alcalino é possível obter benefícios no processo de emagrecimento e, sendo assim, não é necessário abrir mão do adoçante. Mas é importante ressaltar que esse processo não é determinante para a perda de peso e sim um método auxiliar, pois a perda depende de outros fatores, incluindo mudança de hábito e estilo de vida”, alerta.
O consumo de um a dois copos ao dia é o suficiente para se obter as propriedades nutricionais da fruta que são benéficas ao organismo.
LEIA MAIS
Postado por WM Internet
as 10:19
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog