segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Atenção mamães: adolescente tem que beber leite!
|
Adolescente em casa requer um estoque caprichado da mais célebre fonte de cálcio. Só assim é possível garantir um futuro tranquilo aos ossos do seu filho.
Hora de ir para a aula e nada de a garotada acordar... Quando finalmente consegue se livrar da preguicite adolescente, só dá tempo de sair voando, mal tomando o café da manhã. A cena, frequente na convivência familiar, oferece mais risco do que simplesmente aumentar o estresse de pais e filhos por causa da correria matinal. O hábito de pular a primeira refeição do dia pode, sim, prejudicar o desenvolvimento dos jovens. Em primeiro lugar, porque ali está uma parcela da energia de que eles necessitam para segurar a onda até a noite. Mas o mais importante é que geralmente os alimentos ricos em cálcio são oferecidos pela manhã:
“Adolescentes que fazem o desjejum direito possuem quase o dobro da quantidade desse mineral do que aqueles que não fazem essa refeição”, conta a nutricionista Bárbara Peters, da Universidade Federal de São Paulo. Aí você se pergunta: “Qual é o grande problema de ingerir um pouco menos de cálcio?” A reumatologista Rosa Maria Rodrigues Pereira, da Universidade de São Paulo, responde: “No período da adolescência, formamos de 80 a 90% da quantidade de osso que teremos por toda a vida”. Até por questões hormonais, parte desse osso, fatalmente, se perderá na maturidade — especialmente depois da menopausa, no caso das mulheres. Essa perda, porém, talvez nem sequer faça falta, se a massa óssea reunida na juventude for da pesada.
Se fizermos um paralelo econômico, é como se todo o dinheiro de que seu filho precisará na aposentadoria tivesse que ser poupado mais ou menos entre os 9 e os 20 anos. Mas, em vez de moeda, o investimento é no cálcio do leite, do queijo e do iogurte, fundamental para a constituição da massa óssea.
LEIA MAIS
Postado por WM Internet
as 09:20
e tem
0 comentarios >
|
|
Postar um comentário
Voltar ao blog