Frequentemente acreditamos que nossa herança genética é o marcador de nossa vida e morte .É ela que condiciona as doenças que teremos, do que vamos morrer e quanto tempo vamos viver. Uma pesquisa muito importante foi feita no Canadá com 27 mil pessoas que possuíam o gene 9p21 - que aumenta o risco de doenças cardíacas.
Nos voluntários que consumiram uma dieta rica em vegetais, esse gene parou de funcionar. Isso acontece porque o microRNA, molécula presente no material genético das plantas, interage com o DNA humano - tendo o poder de ativar ou desativar nossos genes.
Já a atividade física é capaz de mexer com o DNA dos músculos. Quando você se exercita, entram em ação enzimas que alteram o funcionamento dos genes dos músculos. "Elas reprogramam o tecido para que ele queime gordura e açúcar de forma mais eficiente", diz a cientista Juleen Zierath, do Instituto Karolinska, na Suécia.
Ok, não é pra sempre, as alterações são temporárias. Se você parar de se exercitar ou comer verduras, seus genes voltam ao estado anterior. A chave da vida saudável está programada no seu código genético - mas também depende de bons hábitos no dia-a-dia.
Mas já é um bom começo, não? Marcadores: Alimentação saudável
Postado por WM Internet
as 23:28
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Voltar ao blog