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Diet Zero - dietzero@dietzero.com.br
quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nesta quarta-feira (30) é comemorado o Dia Estadual do Desafio, o qual foi instituído por meio da Lei n 12.492 de autoria do deputado Giovani Cherini.  

O Dia do Desafio, que integra o Calendário Oficial do Estado graças a lei do deputado Cherini, é uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são o maior prêmio. Realizado mundialmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso. Na saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. 

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações

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Cinco armadilhas que detonam sua saúde

Sal demais
Se a comida só fica boa com muito sal, cuidado! O sal em excesso pode causar doenças como derrame, ataque cardíaco, falência do coração e dos rins. Um pacote de sopa individual tem até 800 mg de sódio. Ou seja, mais da metade do valor recomendado para o dia todo. Procure por alimentos que representam 5%, ou menos, do valor diário recomendado de sal ao dia.
Colesterol elevado, perigo para o coração
Colesterol elevado igual a riscos de desenvolvimento de doenças coronarianas . É facilmente controlado, se comparado a outros fatores de risco, como hipertensão e diabetes.  Evite leite integral, queijos, creme de leite, leite condensado, carnes gordas, embutidos, miúdos, fígado, pele de frango e manteiga. Por causa de seus ingredientes, bolos, tortas e doces em geral também apresentam boas doses de colesterol e, por isso, a quantidade consumida deve ser controlada.

Refeições sem carboidratos e sem energia
Se a alimentação é pobre em carboidratos, o organismo começa a queimar gorduras como fonte de energia, em vez de glicose, principal energia para o funcionamento dos órgãos. A quebra de gordura dá origem às cetonas, fazendo com que o corpo entre em um estado metabólico chamado de cetose. Priorizar as proteínas e dar pouco espaço para os carboidratos, a longo prazo, pode resultar em distúrbios do colesterol e sobrecarga dos rins. Outra  desvantagem é que, para saciar a fome, o volume da refeição pode ser maior. 

Fechando a boca para cortar calorias
O jejum prolongado favorece o excesso alimentar em algum momento do dia. Quando se está com muita fome, é mais fácil ceder às tentações e extrapolar nas porções.  A longo prazo, o resultado da privação alimentar por horas seguidas, são deficiências alimentares e descontrole do ponteiro da balança.

Comemorações em excesso
 O consumo de bebida alcoólica acima de 20 gramas de álcool por dia já é considerado um excesso. Esta quantidade equivale a três copos de cerveja. O alerta vale também para quem consome bebidas alcoólicas ocasionalmente. O álcool pode aumentar a pressão arterial, agravar quadros de gastrite e até levar ao desenvolvimento de algum tipo de derrame.

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domingo, 27 de maio de 2012
Sementes de abóbora - como utilizar

Além das fibras (que melhoram o funcionamento do intestino) , as sementes de abóbora contém muito zinco, um fortalecedor do sistema imunológico, que ajuda a limpar o organismo .  Existe também um aminoácido presente nesta semente que se chama triptofano,  substância é responsável pelo bom humor, já que aumenta a produção de serotonina.

A semente de abóbora também é fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B e ferro. Rica em potássio, a semente de abóbora também ajuda no combate a hipertensão arterial.

Como utilizar:

Como petisco - As sementes também podem ser consumidas como ótimo petisco em reunião de amigos: separe as sementes da abóbora e limpe bem, retirando os resíduos. Depois de escorrer em uma peneira, espalhe-as em uma assadeira. Coloque sal a gosto e asse em forno médio (180° C), preaquecido, por 45 minutos ou até as sementes dourarem. Guarde-as em um recipiente seco.

Como farinha: A semente torrada é batida no liquidificador e peneirada até virar um pó bem fino.  Depois, é só incorporá-la à prática culinária no lugar da farinha tradicional e com muito mais saúde.

Mas atenção às calorias! 100 gramas (o equivalente a 1 xícara de chá bem cheia) de sementes de abóbora possui 446 calorias.

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Postado por Diet Zero as 17:37 e tem 0 comentarios

quinta-feira, 24 de maio de 2012
Hoje é o Dia Nacional do Café

De acordo com o Relatório Estatístico 2008 sobre o Café, o café é a bebida mais conhecida em todo o mundo.

Embora o café seja um produto intensamente estudado, ainda há muita controvérsia em torno dos seus efeitos para a saúde. Numerosos estudos mostram resultados contraditórios e há sempre um novo estudo para atualizar o passado. 

Sou francamente a favor do consumo do café, por isso separei 5 motivos para apreciar a bebida:

1 –  Sem Diabetes - Pesquisas americanas e europeias apontam que o consumo da bebida protege os adultos contra a diabetes. Os estudiosos continuam tentando descobrir qual é, exatamente, a substância responsável por esse efeito supersaudável.

2 – Depressão Sob Controle - Os ácidos clorogênicos e quinídeos, formados durante o processo de torrar o grão, ajudam a prevenir a depressão e o suicídio, segundo estudo feito com 200 mil pessoas durante dez anos nos EUA.

3 – Velhice Saudável - Sabia que o consumo de café a longo prazo reduz o risco de doenças associadas ao envelhecimento, como mal de Parkinson? Isso mesmo: quem toma café tem cinco vezes menos chance de desenvolver o problema, já que a bebida retarda a degeneração das células produtoras de dopamina, que estimula o sistema nervoso.

4 – Prevenção Contra Câncer - Pesquisas mais modernas contrariam a informação de que a cafeína causa câncer e revelam: a bebida pode prevenir alguns tipos da doença, como câncer de mama e cólon. O “milagre” acontece graças às substâncias antioxidantes de sua composição.

5 – Auxilia no emagrecimento -  Quatro xícaras (ou 300 mg de cafeína por dia) estimulam a produção de calor, o que aumenta a atividade metabólica e queima gorduras, principalmente durante atividades físicas.

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Postado por Diet Zero as 11:17 e tem 0 comentarios

quarta-feira, 23 de maio de 2012
Batata não engorda. E faz muito bem à saúde!

 Essa dica  vem do Anonymus Gourmet:

Cuidado com os preconceitos e idéias que os filósofos culinários entregam de graça! Por exemplo: pão e batata, supostamente, engordam mais vão direto para o paredão. O Millor Fernandes já dizia: o pão é inocente, o problema é a manteiga. Essa inocência, também vale para as batatas. Muitos dizem que as batatas engordam, mas isso, na verdade é uma grande injustiça. Quando se fala em batata, a maioria das pessoas logo pensa na batata frita, ou então num gratinado de batata com uma manteiguinha esperta escorrendo por cima ou lascas de batata nadando em molhos gordurosos.

Mas, a verdade e a Justiça sempre vencem: quando não é frita, e sem molho de manteiga, a batata tem baixo teor de gordura e baixa caloria. E, é muito nutritiva. No começo do século passado, numa época de grandes dificuldades e fome na Europa, a batata foi a salvação de milhões de pessoas. A batata salvou a Europa! Van Gogh, o grande pintor, celebrizou essa situação numa homenagem imortalizada num quadro famoso, “Os comedores de batata”: Pessoas famintas, em torno de um prato de batatas. Como se fosse um banquete.

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Postado por Diet Zero as 12:49 e tem 3 comentarios

quinta-feira, 17 de maio de 2012
Você conhece a semente da vez, a chia?

Ela está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde.

Mas quais as vantagens de consumir a chia? Vamos lá, ela possui:

- Mais cálcio que o leite
- Mais ferro que o espinafre
- Mais fibra que a aveia
- Mais magnésio que o brócolis
- Mais ômega-3 que o salmão

Achou pouco? Ela está lotada de diversos outros nutrientes também. Está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. Então, aproveite  e adicione a farinha de chia em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

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Postado por Diet Zero as 10:56 e tem 3 comentarios

quarta-feira, 16 de maio de 2012
Não deixe de comer frutas no inverno

Importante fonte de vitamina e minerais essenciais para a prevenção da gripe, resfriados e demais enfermidades típicas do inverno, as frutas não devem ser esquecidas nesta estação:

Caqui: O caqui ajuda a combater o colesterol alto e garante benefícios para as pessoas que sofrem de hipertensão.

Laranja/Bergamota: Esta é uma fruta rica em vitamina C, fibras e ácido fólico. Pode ser apreciada sozinha, ou acampando as refeições e ainda é perfeita para sucos diversos.

Banana: Excelente fonte de potássio, fibra, vitamina B6 e vitamina C, a banana também deve fazer parte da dieta de inverno.

Pêra: Perfeita como lanche, regula o funcionamento do intestino, melhora a digestão e alivia dores de estômago.

Maçã: A maçã tem poder antioxidante, previne colesterol e diminui os riscos de doenças pulmonares.

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Postado por Diet Zero as 13:49 e tem 0 comentarios

sábado, 12 de maio de 2012
Inverno e sopa - tudo a ver


Sopas são, normalmente, associadas ao inverno. Servidas quentes, aquecem e oferecem todo o tipo de nutrientes necessários para enfrentar o clima frio.

A sopa é uma forma muito equilibrada de agregar vários ingredientes em um só prato. Sem contar o paladar, que surpreende a cada receita. É também é um ótimo disfarce para quem torce o nariz para determinados alimentos. É uma ótima dica para  fazer para as crianças experimentarem novos legumes.Para a sopa ser nutritiva, é preciso que ela inclua os três grupos de alimentos da pirâmide alimentar:

Alimentos energéticos - carboidratos, como mandioquinha, batata, macarrão ou arroz.
Alimentos reguladores - verduras e legumes.
Alimentos construtores - proteínas, como carnes, peixes, aves e queijos.

Seguindo a fórmula um carboidrato + um legume + uma verdura + uma proteína, o resultado é uma concentração muito boa de minerais, vitaminas e fibras, favorecendo - e muito - a sua saúde.

As sopas:
- hidratam
- ajudam na recuperação de cirurgias e doenças como a gripe
- promovem desintoxicação
- ajudam a reduzir o colesterol

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Postado por Diet Zero as 11:44 e tem 1 comentarios

sexta-feira, 11 de maio de 2012
Dia de reflexão


Hoje é o Dia Mundial da Nutrição, uma excelente oportunidade para refletirmos sobre os nossos hábitos alimentares. 

Estamos, realmente, fazendo as escolhas corretas?

A escolha alimentar é uma escolha totalmente pessoal. Ela é influenciado por hábitos, condições de vida, etc

Mas podemos dizer que estamos fazendo o melhor possível para nós e nossa família?

Postado por Diet Zero as 14:54 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 7 de maio de 2012
Dica rápida de emagrecimento

Você quer uma dica rápida e fácil de emagrecimento?

Água, meu filho, beba água!!

Está cansado de ler isso, não é? Mas a água é essencial para todos os processos químicos no organismo. Sabe por que? O consumo de água em abundância OTIMIZA todos o processo de queima de gordura. A água é um componente super importante nos processos de metabolização da gordura pelo corpo.

Você precisa de mais argumentos para consumir mais água? A água:

- aumenta o volume de sangue favorecendo a distribuição dos outros nutrientes (vitaminas, minerais, etc.) pelos órgãos;
- regula a temperatura corporal;
- elimina toxinas e o excesso de sódio através da urina e da transpiração;
- estimula o trânsito intestinal num trabalho, junto com as fibras, de hidratação das fezes;
- aumenta o suco gástrico e a saliva que auxiliam na digestão.

Compre uma garrafinha e mantenha sempre perto de você ao longo do dia.

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Postado por Diet Zero as 10:17 e tem 0 comentarios

domingo, 6 de maio de 2012
Sol - aliado ou inimigo?


Há sempre uma controvérsia muito grande em relação ao sol. Muito sol causa câncer, pouco sol deficiência em vitamina D, etc.
Pois bem, um estudo indica que falta de exposição ao sol pode causar miopia. Pesquisadores observaram que  asiáticos tem uma prevalência de miopia muito maior que  africanos (90% dos  asiáticos são míopes!). Os estudantes asiático passam 30 minutos ao ar livre por dia, enquanto que australianos e africanos em torno de 3 horas. Os fatores genéticos e o aumento de atividades como a leitura e a escrita não foram os responsáveis pela miopia.

Acredita-se que a exposição aos raios solares estimule a produção de dopamina, substância que evita que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular. É a luz brilhante que estimula a liberação de dopamina que previne a miopia.

Mas para aproveitar os benefícios do sol, é preciso ter alguns cuidados:

Horários: tanto crianças como adultos devem evitar a exposição ao sol nos horários críticos, ou seja, das 10 às 16 horas.
Roupas : Durante o verão o ideal usar roupas leves e vaporosas que não retenham calor, é aconselhável o uso de bonés e óculos escuros para proteger os olhos.
Hidratação: É fundamental beber ao menos 1 litro e meio de água todos os dias, para desintoxicar o organismo e hidratar o corpo.
Protetor solar: Independente do tipo de pele é indispensável o protetor solar.

IMPORTANTE - As crianças aprendem com você, proteja-se você também. Sirva de modelo e eles irão cooperar na hora de tomar sol.

Postado por Diet Zero as 10:47 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 4 de maio de 2012
Bergamota - saudável, barata e gostosa

Com o friozinho chegando, nada mais gostoso e saudável do que comer uma bergamota no lanchinho da tarde.

A bergamota contém ácido ascórbico, ácido cítrico, violaxatina, nomilina, hesperidina e bergaptina. Ela é ótima para o sistema imunológico e para o sistema digestório, pois é rica em fibras.

A Bergamota Montenegrina é a mais comum na nossa região e tem uma história  peculiar:

Foi descoberta em 1940 em Campo do Meio, na área do município de Montenegro (Vale do Caí, Rio Grande do Sul), por João Edvino Derlam, um agricultor de origem alemã.
Após o descobrimento da variedade, João Edvino Derlam solicitou ao Sr. João Valêncio, jardineiro e viveirista, que produzisse 11 mudas, que se tornaram 11 novas árvores frutíferas da mesma variedade. A área de produção desta variedade (que produz a fruta conhecida como Bergamota Montenegrina) cobre uma área incluindo vinte municípios que fazem parte do Vale do Caí. A produção de frutas cítricas nesta área iniciou-se no século XIX, quando imigrantes de origem alemã se estabeleceram na área.

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quarta-feira, 2 de maio de 2012
Benefícios da banana


A banana é uma fruta encontrada em abundância no Brasil. Barata, rica em fibras e potássio,  a banana é ideal na dieta para o emagrecimento, pois contribui para uma maior sensação de saciedade . Por causa das fibras, ela contribui para um melhor funcionamento do intestino.

Uma banana prata com 100 gramas possui 98 calorias, já 100 gramas da banana nanica tem 92 calorias.

Há tantas utilidades para a banana! Vai tão bem com lanches, cereais, na salada de frutas, em tortas, bolos e, é claro, na famosa banana-split. Não é à toa que a banana é a fruta mais popular do mundo. 

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